A Festa Perfeita

Chopp é a bebida preferida dos brasileiros e churrasco é o tipo de festa mais adorado do país

Para o brasileiro, a festa perfeita é um churrasco e a cerveja e o chopp são convidados obrigatórios!

Somente 2,8% dos brasileiros iriam a uma festa sem chopp ou cerveja e churrascos são a preferência de 50,41% da população na hora de confraternizar. É o que diz pesquisa do Chopp Brahma Express, que entrevistou 200 pessoas nos 26 estados do Brasil para entender a preferência nacional para festejar.
Os participantes responderam ao questionário de múltiplas escolhas divididos em duas sessões: presença em festa e organização de festa! Os resultados da pesquisa você encontra a seguir:

Quando a humanidade começou a fazer festas?

Segundo historiadores, o ato de festejar começou há cerca de 12 mil anos, durante a pré-história. O Natal tem origem no solstício de inverno no hemisfério norte, que era celebrado pelos nossos ancestrais.

Outros exemplos antigos de celebrações são o Ano Novo Chinês, celebrado há mais de 4 mil anos, o Festival de Diwali, surgido há 2 mil anos atrás na Índia, e o Festival de Saturnália, promovido pelos romanos no Século III a.C.
De lá para cá, a humanidade sempre amou uma boa festa. Alexandre, o Grande, decidiu fazer uma grande celebração após conquistar Persépolis 一 bebendo vinho após um banquete.

No Peru, a Civilização Huari existiu entre 500 e 1.200 d.C. e foi descoberta em 2013. Arqueólogos encontraram um túmulo coletivo com objetos de cerâmica parecidos com copos 一 no que, segundo os pesquisadores, foi uma celebração de adeus com mais de mil litros de álcool.

Já o ex-presidente dos Estados Unidos Andrew Jackson, eleito em 1829, adorava organizar uma festa de arromba. Seu primeiro ato como líder do país foi convidar 20 mil pessoas para um Open House na Casa Branca. Já a despedida também teve festança: convidou o país para comer uma roda de queijo de 600 kg, em 1837 一 recebendo 10 mil pessoas.

História das festas no Brasil

No Brasil, as festas mais antigas são, como se pode esperar, realizadas pelos povos indígenas. No Sul de Minas Gerais, os Xucuru Kairiri celebram o Toré, com danças, cantos e música. De maneira semelhante, os Pataxós festejam o Awê Heruê Niamissun no Vale do Rio Doce.

Em 1.500, os portugueses desembarcaram no Brasil e trouxeram novas celebrações. Por exemplo, as comemorações de Santo Antônio, São João e São Pedro em junho foram trazidas por eles 一 as Festas Juninas até possuem origem católica, mas a influência dos povos indígenas está presente em características como as fogueiras.

Já o Carnaval também foi trazido no período colonial, com brincadeiras realizadas no Rio de Janeiro antes da Quaresma entre os Séculos XVI e XVII. Com a adição de fantasias e o samba no Século XX, o Brasil aperfeiçoou a maior festa do mundo 一 e se tornou conhecido por ela.
Entre as festividades populares estão o Festival Folclórico de Parintins, a Festa do Peão de Barretos, a Lavagem da Escadaria do Bonfim e o Círio de Nazaré. Entre as importadas, vale destacar Oktoberfest, St. Patrick’s Day, Halloween, Páscoa, Natal e Réveillon..

Quais as festas mais populares no Brasil?

Conhecido por ser um povo que ama festejar, o brasileiro participa de uma lista enorme de tipos de festas. Entre as principais, vale destacar:

Churrascos

O primeiro churrasco foi realizado na pré-história, quando os homens das cavernas aprenderam a controlar o fogo e descobriu que poderia usá-lo para cozinhar a carne 一 que se tornaria mais saborosa.

Já a origem desta prática como conhecemos foi na região do Pampa, que consiste no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. No Século XVII, os tropeiros se reuniam para acampar e assar carne fresca temperada sob o calor das brasas 一 prática que se difundiu em toda a América.

Não só ele difundiu churrascarias em todo o mundo, mas se tornou uma das celebrações mais populares do Brasil. Geralmente, os churrascos contam com carnes e vegetais, bebidas alcoólicas e soft drinks, música, muita animação e até futebol!

Happy Hour

Depois de um expediente cansativo, nada como juntar os colegas de trabalho e fazer uma festa. Traduzido do inglês, o Happy Hour significa hora feliz e surgiu nos Estados Unidos em 1920. Na época, os membros da Marinha organizavam festas com lutas de boxe para relaxar, além de outras atividades para aliviar o stress cotidiano nos navios.

Do outro lado do oceano, os ingleses já tinham uma cultura de ir aos pubs para beber depois do expediente enraizada. Já nos Estados Unidos, era época da Lei Seca e o consumo de álcool só podia ser feito em residências ou bares clandestinos.

Desta forma, a tradição britânica se juntou à expressão estadunidense e se difundiu no mundo inteiro. E, como se pode imaginar, não é somente uma hora de festa e celebração para confraternização. Por isso, bares costumam oferecer promoções durante as primeiras horas após o horário comercial para atrair o público das empresas.

Futebol

Criado na Inglaterra em 1863, o futebol foi trazido para o Brasil por Charles Miller dois anos depois. Após visitar o Reino Unido, o paulista trouxe duas bolas e o resto é história 一 além de ser o esporte mais praticado no mundo, se tornou parte central da identidade cultural brasileira.

Hoje, o futebol possui 60 milhões de torcedores só no Brasil.Segundo pesquisa do Chopp Brahma Express, ele é o esporte favorito de 85% dos consumidores de cerveja. Não à toa, ele é um dos principais motivos para juntar os amigos e confraternizar 一 seja para acompanhar partidas ou até jogá-lo com amigos e colegas.

Aniversários

Celebrar mais um ano de vida é um hábito que surgiu desde a antiguidade, com oferendas feitas ao aniversariante. No entanto, esta festa como conhecemos tem origem na Roma Antiga.

Segundo a superstição, anjos malignos roubariam o espírito da pessoa neste dia e, por isso, era necessário festejar para preveni-los. A Igreja Católica até adotou ela no Século V para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, mas as festas de aniversário só se popularizaram no Século XIX, quando os alemães passaram a organizar festividades coletivas.

Como as pessoas possuem gostos e interesses diferentes, as festas de aniversário são democráticas e amplas 一 podendo ser feitas de pequeno ou grande porte, com ou sem música ou bebidas alcoólicas.

Viagens

Outro tipo de celebração frequente no Brasil são as viagens com amigos, família e até colegas de trabalho. Segundo o IBGE, o turismo teve crescimento de 24% no último ano e foi central para o crescimento do PIB brasileiro.

Independentemente do destino ser nacional ou internacional, este tipo de festa geralmente é planejado de forma a juntar os convidados em torno da realização de atividades específicas. Por exemplo, alugar um sítio e fazer churrascos, shows e outros tipos de eventos.

Shows

Segundo historiadores, a música surgiu há 50 mil anos na África 一 se espalhando pelo mundo inteiro. Ela começou a ser documentada no Egito, em 4.000 a.C., quando o uso de harpas, percussão e flautas era feito nas festividades. Já a teoria musical começou a ser aprofundada em V a.C., na Antiguidade Clássica.

Independentemente do estilo musical, as apresentações de artistas ao vivo para o público se tornaram frequentes 一 e, é claro, uma forma de confraternização entre pessoas. A paixão pela música, inclusive, foi apontada pelo Chopp Brahma Express como presente em 76% dos consumidores de cerveja e chopp.

Diversos tipos de locais recebem músicos para este tipo de festa: casas de shows, festivais musicais, locais privados e até praia. Ritmos como o sertanejo e o rock são os mais populares entre o público com preferência, respectivamente, 32% e 21%. Samba e pagode são outros destaques, lembrados por 18% e 13% da amostragem.

Baladas

Este tipo de festa privada teve origem na década de 60. Com a popularização dos Beatles e outras bandas clássicas de rock, as baladas reuniam jovens acima de 18 anos 一 que as frequentavam para dançar, apreciar música e conhecer pessoas. No Brasil, a Jovem Guarda de Roberto Carlos foi central para a sua popularização.

De lá para cá, este tipo de festa expandiu o leque de ritmos. Seja com a música disco nos anos 70, o punk e o gótico dos anos 80 ou a popularização do eletrônico e das raves dos anos 90, as baladas abrangem todos os estilos imagináveis.

Diferentemente dos shows, elas não possuem bandas ao vivo. A música, desta forma, é tocada por DJs e é desfrutada na pista ou até camarotes privados 一 com pessoas comendo e consumindo bebidas dos mais diversos tipos.

Festas Corporativas

Happy Hour é o momento onde os funcionários se reúnem para descontrair, mas existe outra celebração que envolve trabalho: as festas corporativas. Criadas pelas empresas como uma maneira de integrar colaboradores e engajá-los.

Geralmente, as festas de fim de ano das organizações é muito aguardada pelos brasileiros 一 afinal, elas sempre oferecem atrações como shows, comidas, bebidas e outras atividades populares entre os funcionários.

Inclusive, não é obrigatório que as festas corporativas sejam só no final do ano. O importante, neste caso, é que faça sentido no calendário corporativo e seja o momento de descontração tão desejado.

Casamentos

Com origem desde os tempos imemoriais, os casamentos como vemos hoje surgiram na Roma Antiga. Segundo Mary Del Priore, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, a celebração com uma noiva vestindo trajes especiais, véus e coroas de flores. Em 1830, os trajes brancos foram introduzidos.

“Era sempre uma festa com viola, uma grande comesaina, convidados que afluíam de toda parte, estavam instalados na casa dos recém-casados", explica ao falar sobre as festas de casamento introduzidas no Brasil pelos portugueses no Século XVI.

Até hoje, o brasileiro organiza festas de todos os portes para celebrar a união entre casais 一 seja com poucas pessoas ou de grande porte. Além disso, o lado religioso nem sempre está associado à festividade. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o último ano apresentou um aumento de 23,2% nos casamentos, com 932,5 mil.

Infográfico A Festa Perfeita

Chopp é a bebida preferida dos brasileiros e churrasco é o tipo de festa mais adorado do país

Para o brasileiro, a festa perfeita é um churrasco e a cerveja e o chopp são convidados obrigatórios!

Somente 2,8% dos brasileiros iriam a uma festa sem chopp ou cerveja e churrascos são a preferência de 50,41% da população na hora de confraternizar. É o que diz pesquisa do Chopp Brahma Express, que entrevistou 200 pessoas nos 26 estados do Brasil para entender a preferência nacional para festejar.
Os participantes responderam ao questionário de múltiplas escolhas divididos em duas sessões: presença em festa e organização de festa! Os resultados da pesquisa você encontra a seguir:

Quando a humanidade começou a fazer festas?

Segundo historiadores, o ato de festejar começou há cerca de 12 mil anos, durante a pré-história. O Natal tem origem no solstício de inverno no hemisfério norte, que era celebrado pelos nossos ancestrais.

Outros exemplos antigos de celebrações são o Ano Novo Chinês, celebrado há mais de 4 mil anos, o Festival de Diwali, surgido há 2 mil anos atrás na Índia, e o Festival de Saturnália, promovido pelos romanos no Século III a.C.
De lá para cá, a humanidade sempre amou uma boa festa. Alexandre, o Grande, decidiu fazer uma grande celebração após conquistar Persépolis 一 bebendo vinho após um banquete.

No Peru, a Civilização Huari existiu entre 500 e 1.200 d.C. e foi descoberta em 2013. Arqueólogos encontraram um túmulo coletivo com objetos de cerâmica parecidos com copos 一 no que, segundo os pesquisadores, foi uma celebração de adeus com mais de mil litros de álcool.

Já o ex-presidente dos Estados Unidos Andrew Jackson, eleito em 1829, adorava organizar uma festa de arromba. Seu primeiro ato como líder do país foi convidar 20 mil pessoas para um Open House na Casa Branca. Já a despedida também teve festança: convidou o país para comer uma roda de queijo de 600 kg, em 1837 一 recebendo 10 mil pessoas.

História das festas no Brasil

No Brasil, as festas mais antigas são, como se pode esperar, realizadas pelos povos indígenas. No Sul de Minas Gerais, os Xucuru Kairiri celebram o Toré, com danças, cantos e música. De maneira semelhante, os Pataxós festejam o Awê Heruê Niamissun no Vale do Rio Doce.

Em 1.500, os portugueses desembarcaram no Brasil e trouxeram novas celebrações. Por exemplo, as comemorações de Santo Antônio, São João e São Pedro em junho foram trazidas por eles 一 as Festas Juninas até possuem origem católica, mas a influência dos povos indígenas está presente em características como as fogueiras.

Já o Carnaval também foi trazido no período colonial, com brincadeiras realizadas no Rio de Janeiro antes da Quaresma entre os Séculos XVI e XVII. Com a adição de fantasias e o samba no Século XX, o Brasil aperfeiçoou a maior festa do mundo 一 e se tornou conhecido por ela.
Entre as festividades populares estão o Festival Folclórico de Parintins, a Festa do Peão de Barretos, a Lavagem da Escadaria do Bonfim e o Círio de Nazaré. Entre as importadas, vale destacar Oktoberfest, St. Patrick’s Day, Halloween, Páscoa, Natal e Réveillon..

Quais as festas mais populares no Brasil?

Conhecido por ser um povo que ama festejar, o brasileiro participa de uma lista enorme de tipos de festas. Entre as principais, vale destacar:

Churrascos

O primeiro churrasco foi realizado na pré-história, quando os homens das cavernas aprenderam a controlar o fogo e descobriu que poderia usá-lo para cozinhar a carne 一 que se tornaria mais saborosa.

Já a origem desta prática como conhecemos foi na região do Pampa, que consiste no Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. No Século XVII, os tropeiros se reuniam para acampar e assar carne fresca temperada sob o calor das brasas 一 prática que se difundiu em toda a América.

Não só ele difundiu churrascarias em todo o mundo, mas se tornou uma das celebrações mais populares do Brasil. Geralmente, os churrascos contam com carnes e vegetais, bebidas alcoólicas e soft drinks, música, muita animação e até futebol!

Happy Hour

Depois de um expediente cansativo, nada como juntar os colegas de trabalho e fazer uma festa. Traduzido do inglês, o Happy Hour significa hora feliz e surgiu nos Estados Unidos em 1920. Na época, os membros da Marinha organizavam festas com lutas de boxe para relaxar, além de outras atividades para aliviar o stress cotidiano nos navios.

Do outro lado do oceano, os ingleses já tinham uma cultura de ir aos pubs para beber depois do expediente enraizada. Já nos Estados Unidos, era época da Lei Seca e o consumo de álcool só podia ser feito em residências ou bares clandestinos.

Desta forma, a tradição britânica se juntou à expressão estadunidense e se difundiu no mundo inteiro. E, como se pode imaginar, não é somente uma hora de festa e celebração para confraternização. Por isso, bares costumam oferecer promoções durante as primeiras horas após o horário comercial para atrair o público das empresas.

Futebol

Criado na Inglaterra em 1863, o futebol foi trazido para o Brasil por Charles Miller dois anos depois. Após visitar o Reino Unido, o paulista trouxe duas bolas e o resto é história 一 além de ser o esporte mais praticado no mundo, se tornou parte central da identidade cultural brasileira.

Hoje, o futebol possui 60 milhões de torcedores só no Brasil.Segundo pesquisa do Chopp Brahma Express, ele é o esporte favorito de 85% dos consumidores de cerveja. Não à toa, ele é um dos principais motivos para juntar os amigos e confraternizar 一 seja para acompanhar partidas ou até jogá-lo com amigos e colegas.

Aniversários

Celebrar mais um ano de vida é um hábito que surgiu desde a antiguidade, com oferendas feitas ao aniversariante. No entanto, esta festa como conhecemos tem origem na Roma Antiga.

Segundo a superstição, anjos malignos roubariam o espírito da pessoa neste dia e, por isso, era necessário festejar para preveni-los. A Igreja Católica até adotou ela no Século V para celebrar o nascimento de Jesus Cristo, mas as festas de aniversário só se popularizaram no Século XIX, quando os alemães passaram a organizar festividades coletivas.

Como as pessoas possuem gostos e interesses diferentes, as festas de aniversário são democráticas e amplas 一 podendo ser feitas de pequeno ou grande porte, com ou sem música ou bebidas alcoólicas.

Viagens

Outro tipo de celebração frequente no Brasil são as viagens com amigos, família e até colegas de trabalho. Segundo o IBGE, o turismo teve crescimento de 24% no último ano e foi central para o crescimento do PIB brasileiro.

Independentemente do destino ser nacional ou internacional, este tipo de festa geralmente é planejado de forma a juntar os convidados em torno da realização de atividades específicas. Por exemplo, alugar um sítio e fazer churrascos, shows e outros tipos de eventos.

Shows

Segundo historiadores, a música surgiu há 50 mil anos na África 一 se espalhando pelo mundo inteiro. Ela começou a ser documentada no Egito, em 4.000 a.C., quando o uso de harpas, percussão e flautas era feito nas festividades. Já a teoria musical começou a ser aprofundada em V a.C., na Antiguidade Clássica.

Independentemente do estilo musical, as apresentações de artistas ao vivo para o público se tornaram frequentes 一 e, é claro, uma forma de confraternização entre pessoas. A paixão pela música, inclusive, foi apontada pelo Chopp Brahma Express como presente em 76% dos consumidores de cerveja e chopp.

Diversos tipos de locais recebem músicos para este tipo de festa: casas de shows, festivais musicais, locais privados e até praia. Ritmos como o sertanejo e o rock são os mais populares entre o público com preferência, respectivamente, 32% e 21%. Samba e pagode são outros destaques, lembrados por 18% e 13% da amostragem.

Baladas

Este tipo de festa privada teve origem na década de 60. Com a popularização dos Beatles e outras bandas clássicas de rock, as baladas reuniam jovens acima de 18 anos 一 que as frequentavam para dançar, apreciar música e conhecer pessoas. No Brasil, a Jovem Guarda de Roberto Carlos foi central para a sua popularização.

De lá para cá, este tipo de festa expandiu o leque de ritmos. Seja com a música disco nos anos 70, o punk e o gótico dos anos 80 ou a popularização do eletrônico e das raves dos anos 90, as baladas abrangem todos os estilos imagináveis.

Diferentemente dos shows, elas não possuem bandas ao vivo. A música, desta forma, é tocada por DJs e é desfrutada na pista ou até camarotes privados 一 com pessoas comendo e consumindo bebidas dos mais diversos tipos.

Festas Corporativas

Happy Hour é o momento onde os funcionários se reúnem para descontrair, mas existe outra celebração que envolve trabalho: as festas corporativas. Criadas pelas empresas como uma maneira de integrar colaboradores e engajá-los.

Geralmente, as festas de fim de ano das organizações é muito aguardada pelos brasileiros 一 afinal, elas sempre oferecem atrações como shows, comidas, bebidas e outras atividades populares entre os funcionários.

Inclusive, não é obrigatório que as festas corporativas sejam só no final do ano. O importante, neste caso, é que faça sentido no calendário corporativo e seja o momento de descontração tão desejado.

Casamentos

Com origem desde os tempos imemoriais, os casamentos como vemos hoje surgiram na Roma Antiga. Segundo Mary Del Priore, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, a celebração com uma noiva vestindo trajes especiais, véus e coroas de flores. Em 1830, os trajes brancos foram introduzidos.

“Era sempre uma festa com viola, uma grande comesaina, convidados que afluíam de toda parte, estavam instalados na casa dos recém-casados", explica ao falar sobre as festas de casamento introduzidas no Brasil pelos portugueses no Século XVI.

Até hoje, o brasileiro organiza festas de todos os portes para celebrar a união entre casais 一 seja com poucas pessoas ou de grande porte. Além disso, o lado religioso nem sempre está associado à festividade. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o último ano apresentou um aumento de 23,2% nos casamentos, com 932,5 mil.